Francisco Pinto
Ínicio CV Portfolio Contactos
Exposição individual na Galeria Mute de 21 de Fevereiro a 15 de Março (Créditos Fotograficos: Francisca Correia do Vale) “Societies have always been shaped more by the nature of the media by which men communicate than by the content of the communication” The Medium is the Massage (1967) Marshall McLuhan Na presente exposição, existe uma preocupação em comentar tanto uma cultura saturada imageticamente como criadora de um constante produto imagético irrelevante. Também se pretende evidenciar a obsessão desta sociedade em experienciar a realidade através de dispositivos portadores de câmara/ecrã. Em “The Hive” pretende-se reflectir e salientar as consequências deste tipo de relação de dependência com a tecnologia. A premissa deste projecto é chegar à Hive, sendo esta uma espécie de rede social cyborg que irá ser desenvolvida no futuro — aqui os espectadores têm acesso, através de implantes ao feed visual dos outros utilizados que se encontram ligados à rede, estabelecendo assim uma hive mind visual. O projecto está dividido em duas salas, tal como na rede, entre “capturadores” de imagens e espectadores; na primeira os visitantes podem experienciar as obras à sua volta através de capacetes que manipulam a realidade. As imagens produzidas são então enviadas para um segundo espaço, onde os espectadores podem ser imersos no campo visual dos utilizadores dos capacetes, tornando-se completamente passivos.
Francisco Pinto, hivehelmet #1, 2019, Madeira, Lego Technic, tablet, tinta, dimensões variáveis. Francisco Pinto, hivehelmet #2, 2019, Madeira, Lego Technic, tablet, tinta, dimensões variáveis. Francisco Pinto, hivehelmet #3, 2019, Madeira, Lego Technic, telemóvel, tinta, dimensões variáveis. Francisco Pinto, hivehelmet #4 2019, Madeira, Lego Technic, telemóvel, tinta, dimenções varíaveis.
Francisco Pinto, The Hive, 2019, Madeira, computador/media player, quatro monitores, colunas, subwoofer, madeira, spray, som stereo, 2’11’’ loop dimensões variáveis.
Francisco Pinto, The Making of a Cyborg, 2017, Óleo sobre linho, 135 x 192cm.
Francisco Pinto, Blueprints, 2018, Spay e posca sobre papel, 42 x 29,7cm.
Francisco Pinto, Corpo Linear, 2015, Plástico (HDPE), dimenções varíaveis.
www.000webhost.com